quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Brasil, Pobre ou Rico?

O Brasil é um país rico, possui um gigantesco território, com mais de oito milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados, imensas reservas e recursos naturais de causar inveja aos outros povos. Produtor de café, soja, cacau e tantos outros, exporta automóveis, aviões, minérios de ferro, e, é o primeiro país do globo em reservas de nióbio, um metal especial. Apesar do irresponsável desmatamento, as nossas florestas ainda são enormes. Há uma grande produção de leite, carne bovina, frango e cereais que são exportados aos milhões de toneladas. É um pais maravilhoso, a sua cultura é diversificada, alem de ter um rico folclore.
E por que somos pobres? O Japão não possui recursos naturais, importa desde minérios até carnes e, é a segunda economia mundial. A suíça não produz cacau, mas, fabrica o melhor chocolate do mundo. Não será porque são países com historia mais antiga que o Brasil? E o que diríamos da Índia e Egito que são povos milenares e são pobres. O Brasil com mais de quinhentos anos de existência é pobre. Enquanto, países como Nova Zelândia, Austrália e Canadá são ricos. Qual a diferença e o que está acontecendo? Onde estarão as causas da pobreza da grande maioria do povo Brasileiro?
E aqui em Riachuelo-RN, nosso pequenino município, mas, não o menor do nosso Brasil, disso tenho certeza, o que estão fazendo com a nossa historia? Já  não somos dignos de sermos chamados da terra do queijo.Ha tempos atrás, segundo informações que obtive, só a fazenda lagoa nova produzia mais leite do que toda bacia leiteira do município hoje, tínhamos um banco, hoje não temos um caixa! temos galpões mais não temos industria nem emprego pro nosso povo! tem mercado para o produtor rural, mas,falta o produto para ser comercializado! tem secretaria de turismo,mas, turismo nenhum!..... Os comerciantes que gera alguns poucos empregos, veem dia-após-dias, ônibus e outros transportes, saírem com os que recebem seus proventos para municípios vizinhos, onde acabam fazendo suas compras gerando economia e avanço lá, enquanto aqui prevalece o atraso.
Vamos completar quarenta e oito anos de emancipação municipal no próximo mês de dezembro. Finalizo pedindo que os católicos rezem e que os evangélicos orem para Deus se compadecer de nós, como diz no salmo 127. Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.



3 comentários:

  1. rapaz nao se prelcupe nao josivan e um vereador tapa burraco nao ganha nunca mas uma campanha em riachuelo nem em canto nenhum aguarde 2012 chegar

    ResponderExcluir
  2. Olha amigo(a), eu me preocupo sim.Pois somente pessoas débil, que se ocupada da vida alheia como você não consegue enxergar, que o nosso país está sendo devastado pela corrupção. Agora no momento eu acho que você estar mesmo precisando é de oração para se libertar desse espírito que quer me derrotar e não consegue,nem vai conseguir....Posso todas as coisas naquele que me fortalece.(JESUS).

    ResponderExcluir
  3. josivan parabens que deus te cubras de benças! herta e familha lhe deseijas muito anos de vida pois voce e uma das grandes obras de deus no meio de nòz samos feliz por voce existe!

    ResponderExcluir