terça-feira, 20 de dezembro de 2011

RIACHUELO COMPLETA 48 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

ANIVERSÁRIO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE RIACHUELO/RN

Histórico

Foi nos idos de 1866, com o início de um povoamento, numa rica fazenda de criação de gado e com muitas lavouras, de propriedade de Manuel Severiano de Macedo, que nasceu um povoado, no município de São Gonçalo do Amarante com o nome de Riachuelo em homenagem à famosa batalha naval a qual o fundador do povoado havia participado como combatente e voluntário da pátria.

Em 1898, o povoado começava a se consolidar, mais precisamente, com a construção da capela em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa de Manuel Severiano de Macedo.

Foi através da produção do algodão, da criação de gado e da fabricação de queijo que Riachuelo começou a progredir. No ano de 1943, passou a pertencer a São Paulo do Potengi, desmembrando-se no dia 20 de dezembro de 1963, pela Lei n° 3.018. Com a conquista de sua emancipação política, Riachuelo passou a ser um novo município potiguar.

Gentílico

Riachuelense.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Riachuelo, pela lei estadual nº3018, de 20-12-1963, desmembrado de São Paulo do Potengi. Sede no atual distrito de Riachuelo ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-01-1964.
          Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o município é constituído do distrito sede.
          Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Comemoração

O município de Riachuelo completa hoje (48 anos) de sua emancipação política, sem nenhuma programação cultural, seja ela de cunho religioso ou social. Há poucos anos atrás, comemorava-se o aniversário da emancipação política de Riachuelo, onde o povo participava de programações festivas, sorteios de prêmios e do bolo que tinha a metragem de acordo com a quantidade dos anos comemorados. 

O ex-prefeito Marcílio Pessoa em todos os anos da sua gestão comemorou o aniversário da nossa cidade, sendo ele o criador dessa comemoração, que hoje passa despercebida pela atual gestão.

Essas fotografias retratam os melhores momentos das comemorações dos aniversários de emancipação política da nossa cidade. As festas realizadas, contavam com a presença em massa do povão e de autoridades como: Governadores, senadores,deputados, prefeitos, vereadores, ex-prefeitos.Observando essas fotos, podemos ver a saudosa dona Nair, que em todos os sorteios de brindes, prêmios, fossem eles entregues por autoridade ou comerciantes, quem estava lá para receber? advinha? acertou! era dona Nair. 

Já nessa outra fotografia, podemos ver o saudoso Fernando Basílio, apertando  a mão do ex-senador Geraldo Melo.

Na outra ao lado, o ex-prefeito Anchieta Alves e o ex-vereador Nazareno Pereira(Lelé), testemunham que contra fotos, não há argumentos!

Finalizo parabenizando o nosso município de Riachuelo pela passagem dos seus (48 anos) de emancipação política. Na esperança de que nos próximos anos possamos celebrar com grandes festas o aniversário da nossa cidade e que se possam a cada ano contar às futuras gerações a história desse lugar tão bom, como bom é o seu povo.
Feliz Natal e um 2012 de muitas realizações e vitórias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário