quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CORRUPÇÃO MUNICIPAL

Vereadores cassam mais um prefeito em Campinas


Demétrio Vilagra 


A Câmara Municipal acabou de cassar o mandato de Demétrio Vilagra (PT). É o segundo prefeito cassado em quatro meses. Dos 33 vereadores, apenas 04 votaram contra a cassação; o comunista Sérgio Benassi (PCdoB) e os petistas Canário, Signorelli e Josias Lech. A sessão durou 38 horas.

Desde o início do processo permaneceu a dúvida se Demétrio e seu partido teriam condições de reverter a situação. Várias gestões foram feitas, mas o resultado consagrou uma situação que aparentava haver sido decidida há muito.

Agora, a questão deixa o Legislativo e vai para o Judiciário. A defesa de Demétrio afirmou diversas vezes que há instrumentos em tramitação nos tribunais que podem reverter a decisão dos vereadores. Um indício que o ex-prefeito não desistiu da luta.

Mantida a cassação, será a vez da Justiça Eleitoral se pronunciar. Um calendário terá que ser definido – pois a Lei Orgânica Municipal determina que novas eleições terão que ocorrer em 90 dias. Também o processo eleitoral será definido. Os juízes podem decidir por eleição indireta – feita pelos vereadores – ou direta - através do voto popular.

O atual presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), assume o comando do Executivo após a publicação do decreto legislativo no Diário Oficial, o que só deve acontecer após o Natal. Até lá, a única certeza que a população tem é que a crise política está longe de terminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário