domingo, 22 de julho de 2012

VOTO DE CABRESTO!

O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública e que hoje se faz de maneira psicológica, atuando junto às necessidades básicas do eleitor. Um bolsa isso, um auxílio aquilo, uma cesta básica, uma promessa…
Olha, não vote em tal candidato, o benefício poderá ser cortado. Pense bem antes de votar, o candidato do partido A é da oposição, deixe-o de lado, senão…
Sim, não há mais o coroné, mas há o engravatado que semeia o medo, a desesperança e limita o raciocínio do cidadão. Desapareceu o capanga, mas surgiu o cabo eleitoral participando ativamente da campanha, abraçando os necessitados, visitando lares menos abastados, acariciando crianças, mostrando a imagem e figura da simpatia, uma simpatia de fachada que conquista as carentes mães da periferia. O cabresto hoje é feito de promessas vazias e evasivas, sem compromisso com a sinceridade e sem qualquer envolvimento com o bem coletivo.
Um cabresto que não desfere pontapés, mas alimenta a ignorância, é muito praticada e eficaz porque as pessoas se sentem obrigadas, compromissadas com um candidato depois de terem recebido algo como um simples favor, ou a inclusão de seu nome em alguns programas assistenciais sustentados pelo governo, e que distribuem poucas dezenas de reais a milhares e milhares de pessoas que seriam atendidas com melhor proveito caso tivessem maiores oportunidades de emprego, além de adequados serviços de formação profissional, saúde, segurança e principalmente educação, que não deve e nem pode ser avaliada pelo números de vagas disponibilizadas, mas sim pela qualidade do ensino que por elas é ministrado.
O que, infelizmente, não acontece.
Fonte: Wikipédia, Globo.com., oswaldo Morais, Visãoespirita.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário