segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NOVIDADE.... Eleição de 2012 poderá ter mandato de apenas 2 anos.


A Comissão Especial da Reforma Política adiou para o dia 13 de setembro o prazo para que os deputados apresentem emendas ao anteprojeto do relator, Henrique Fontana (PT-RS). Com isso, a votação do relatório final foi transferida para o dia 21. Os prazos anteriores eram 9 e 14 de setembro, respectivamente.

A comissão volta a se reunir hoje para continuar a debater o anteprojeto. Na reunião de ontem, os deputados voltaram a divergir em relação ao texto apresentado por Fontana.

Um dos mais incisivos foi o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que cobrou a coincidência de mandatos, a janela para mudança partidária e alterações nas regras das federações partidárias, e financiamento público apenas para a lista fechada preordenada.

Em relação à data das eleições, Marcelo Castro sugeriu que os mandatos dos prefeitos e vereadores eleitos em 2012 sejam de apenas dois anos, para que haja a coincidência, em 2015, da posse de todos os cargos obtidos nas urnas em 2014.

Legenda - A janela partidária, na opinião de Castro, seria importante para que os eleitos por um partido pudessem “se adequar” e, eventualmente, trocar de legenda sem sofrer punições, desde que fizessem a mudança no fim do mandato. “Isso não enfraqueceria os partidos, pois só ficariam aqueles que comungam com seus ideais”, argumentou.

4 comentários:

  1. Não há orçamento público que aguente eleição a cada dois anos. Por mais que existam leis e que os órgãos fiscalizadores fiquem de olho, a gastança é ampla, geral e irrestrita.

    ResponderExcluir
  2. Universitarios precisam de apoio12 de setembro de 2011 às 17:27

    Ver.Josivan sei que a postagem é sobre outro assunto,mas como és um homem crítico e culto queria aproveitar o espaço para lhe pedir apoio e que represente os universitarios na camara,pois enfrentamos muitas dificuldades para nos deslocar até Natal.Alguns vão de carro próprio e racham o dinheiro do combustível entre um grupo.Dizem que alguns desses recebem uma ajuda de custo da prefeitura,mas outros não.
    Precisamos de incentivo e de apoio...
    Já teve gente trancando o curso,outros trancando disciplinas,alguns mudando o horário do curso,pois a noite não temos mais onibus na rodoviaria,sem falar nos que se mudam para a casa de parentes na capital para não perder o curso.
    A coisa tá dificil...
    Me parece que pelo fato de a maioria ter um contrato com a prefeitura acabam ficando impossibilitados de falar,argumentar,exigir...
    Dizem que não se pode usar o ônibus dos estudantes para esse fim,mas o que vemos la na parada da AGAÉ é transporte escolar de MUITOS municipios encostando para pegar os universitarios.Dá até vergonha de dizer que somos de Riachuelo e que pagamos do nosso bolso.
    O que podemos fazer junto a camara dos vereadores?
    Precisamos de ajuda...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo(a)por favor procure-me para conversarmos pessoalmente e assim eu possa inteirar-me do assunto, quem sabe assim encontraremos uma forma viável de buscar uma solução para o problema de vocês.Estou aguardando!
    Telefone:99027704

    ResponderExcluir