domingo, 25 de setembro de 2011

Igrejas evangélicas ganham espaço no NE


O número de católicos brasileiros diminuiu nos últimos anos. No mesmo período, a quantidade de evangélicos cresceu. Dados de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que, hoje, os católicos representam 68,43% da população do Brasil. Em 2003, eles correspondiam a 74%.
Os evangélicos somam 20,2%. Um crescimento de quase 4% no mesmo período. Em Natal, um estudo feito por um professor do departamento de Ciências Sociais, aponta para a proliferação de templos evangélicos em bairros periféricos do município. Somente em Felipe Camarão, na zona Oeste da capital, o número de igrejas dobrou na última década.
As igrejas evangélicas são divididas em três grandes grupos: Tradicionais, Pentecostais e Neopetencostais. As Tradicionais foram as primeiras a chegar no Brasil e são adeptas da “Teologia da Reforma Protestante”.
Nos últimos anos, tem crescido o número de igrejas pentecostais. Segundo o professor, a novidade trazida por essas igrejas é a chamada “experiência com o Espírito Santo”. Na igreja tradicional, explica Orivaldo, o batismo ocorre na conversão. “Na pentecostal você se converte e só depois tem uma experiência com o Espírito.
Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário