quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mulher é condenada a dez chibatadas por dirigir

Ativistas afirmam que a saudita Shaima Ghassaniya foi condenada a levar dez chibatadas por desafiar a regra que proíbe mulheres de dirigirem no país. O veredicto – o primeiro do gênero na Arábia Saudita – acontece dois dias após o rei Abdullah bin Abdulaziz al-Saud garantir às mulheres o direito de votar e de se candidatar nas eleições municipais de 2015. Outras mulheres já haviam sido detidas por alguns dias, mas nunca sentenciadas por um tribunal.

Nenhuma lei proíbe que as mulheres sejam motoristas, mas as autoridades sauditas se baseiam em um edito religioso promulgado no reino, cujas leis são inspiradas em uma interpretação rigorosa do islã, e alegam a oposição dos religiosos e dos meios conservadores para manter a proibição.
Assim, as mulheres devem contratar um motorista ou, caso não tenham recursos, depender da boa vontade dos homens da família.
O governo do rei Abdallah é considerado um dos regimes mais fechados do mundo. A Arábia Saudita é o maior produtor mundial de petróleo. No país estão localizadas as duas cidades sagradas da religião muçulmana, Meca e Medina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário