sábado, 30 de julho de 2011

V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O município de Riachuelo promoveu nesta sexta 29/07/2011, a 5ª conferência municipal de saúde sob o tema; “todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política publica, patrimônio do povo brasileiro.”

A conferencista Drª Francisca Pereira de Araujo, Enfermeira Graduada pela UFRN, Pós-Graduada na área de Ensino em Enfermagem e Expereriencia em Gestão Publica, falou sobre a reforma sanitária ocorrida no ano de 1986 na 8ª conferencia nacional de saúde, a qual apresentou relatório para criação do “SUS”. SUS uma conquista do povo brasileiro (nascida da luta dos movimentos sociais, estudantes e sociedade civil organizada).
A Constituição de 1988 incorporou conceitos, princípios e uma lógica de organização da saúde, expressos nos artigos 196 a 200:
·                    O conceito de saúde entendida numa perspectiva de articulação de políticas ecoonômicas e social;
·                    A saúde como direito social universal, derivado do exercício da cidadania plena e não mais como direitos previdenciários;
·                    A característica dos serviços e ações de saúde como relevância pública;
·                    Criação de um Sistema Único de Saúde (descentralizado, com comando único em cada esfera de governo, atendimento integral e participação da comunidade);
·                    Integração da saúde na seguridade social.
·                    Na área da saúde, a Constituição de 1988 representou um avanço considerável, visto que é reconhecida internacionalmente como referência em de termos de políticas de saúde e base jurídico-constitucional.
·                    No período seguinte, 1989-1990, foi elaborada a lei n.8.080 de 19/09/1990, a chamada Lei Orgânica da Saúde, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços de saúde, regulamentando o capítulo da saúde na Constituição. Além disso, foram criadas as Constituições Estaduais e as Leis Orgânicas dos Municípios, adaptando-se a legislação em âmbito regional e municipal e repetindo-se o processo de envolvimento da sociedade e pactuação entre as diferentes forças políticas observado na Assembléia Nacional Constituinte.
No início da década de 1990 iniciou-se o processo de implantação do Sistema Único de Saúde e de um novo arcabouço jurídico: A Constituição Federal de 1988, as Constituições Estaduais, as Leis Orgânicas Municipais, as Leis n.8.080/90 e a Lei n°8.142/90.
Estiveram presente, pessoas dos diversos seguimentos de nossa sociedade, como representantes de: Sindicatos, Igrejas, Conselhos, Câmara Municipal, Associações e usuários.








4 comentários:

  1. De coisas importantes as vezes o povo não gosta,de participar e nem comentar. Agora quando se trata de fofocar?aí muitos participam...........Parabéns vereador por contribuir de forma democrática e com participação daquilo que verdadeiramente é do povo.

    ResponderExcluir
  2. ESSAS CONFERENCIAS NÃO SERVE PRA NADA JA PARTICIPEI INUMERAS VEZES E NUNCA VI MUDANÇA VEREADOR, ACHO QUE VOSSA EXCELENCIA DEVERIA FISCALIZAR MAIS A SAUDE DE NOSSA CIDADE E NÃO FICAR ENXENDO LINGUIÇA COM ESSA POSTAGEM SEM GRAÇA. O POVO QUE SABER QUANTO A PREFEITURA TEM GASTADO COM O DINHEIRO DA SAUDE EM NOSSO MUNICIPIO, EM QUE ESTÁ SENDO APLICADO? O RECURSO DO FUNTEB NO ANO DE 2010 NÃO HOUVE PRESTÃO DE CONTAS, VOSSA EXCELENCIA JA SABE O MOTIVO?
    ENTÃO DEIXE DE ASNEIRA E VÁ HONRAR SUA CADEIRA DE OPOSIÇÃO QUE É SUA OBRIGAÇÃO E NÃO TA BAJULANDO O PREFEITO ATRÁS DE MENSALÃO
    HÁ SEU BLOG TA MUITO LONGE DE SER UM SUCESSO POIS VOSSA EXCELENCIA TEME MOSTRAR A DURA REALIDADE QUE NOSSO MUNICIPIO VEM ENFRENTANDO COM ESSA MÁ ADMINISTRAÇAO E VOSSA EXVCELENCIA VEJA OS OLHOS

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo!é uma pena você não ter a coragem que tenho de me expor a opinião publica e mostrar a cara sem temer a comentários de pessoas como você, que afirma ter participado de várias conferencias e nada ter aprendido.Tenho a certeza de estar honrando o mandato que o povo me confiou de maneira cautelosa e sensata, o tempo dirá se estou fiscalizando ou não,pois ao participar desta aproveitei para fazer propostas que serão apresentada na 7ª conferencia estadual de saúde, no mês de agosto do corrente ano.Outra coisa, não criei este espaço com o objetivo de fama,mas,para mostrar a transparência do meu mandato. Quanto aos termos: bajulação e mensalão eu é que lhe peço,me fiscalize e apresente provas,denuncie o meu mandato ao ministério publico se você tem competência pra isso,pois pelo que vejo você é apenas "um" que não sabe discerni entre política publica e política partidária.
    O meu mandato tem apenas 3 meses e estou fazendo o que posso para atender os anseios do nosso povo, seja; fiscalizando, servindo,elaborando leis,fazendo indicações e mostrando os problemas junto a população.

    ResponderExcluir
  4. VEREADOR JOSIVAN, SO UMA COLOCAÇÃO, SEU BLOG ESTÁ SENDO BASTANTE ACESSADO, QUE TAL PUBLICAR MAIS MATERIAS ENVOLVENDO OS PROBLEMAS DE NOSSO MUNICIPIO, SUAS MATERIAS SÃO POUCAS ADMIRO SEU TRBALHO E SEMPRE VEJO SEU BLOG É SÓ UMA IDEIA QUE ESTOU DANDO SE FOR ACEITA DESDE JÁ FICO AGRADECIDO.
    POSTE PELO MENOS 02 OU 03 MATERIAS POR SEMANA.
    UM ABRAÇO EM 2012 ESTAMOS AÍ

    ResponderExcluir