quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Políticos farão “operação pente fino” nos partidos para barrar candidatura dos fichas-sujas

O portal de noticías do Estado de São Paulo informa que os partidos políticos em ao menos três Estados (Pará, Pernambuco e Ceará) planejam fazer um pente fino na documentação de candidatos a prefeito e vereador para tentar barrar o registro de “fichas-sujas” na eleição municipal de outubro. Os diretórios nos Estados querem deixar de fora da disputa políticos que se enquadrem na Lei da Ficha Limpa, que veda a candidatura de pessoas condenadas por um colegiado de magistrados em crimes eleitorais, improbidade administrativa e ocultação de bens, entre outros crimes.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve finalizar nesta quinta-feira (16) o julgamento da constitucionalidade da lei, aprovada pelo Congresso em 2010, e se a lei vale para a eleição deste ano. Independentemente da decisão do STF, os presidentes do PSDB no Ceará, Marcos Cals, e do DEM em Pernambuco, deputado federal Mendonça Filho, disseram que não aceitarão “fichas-sujas”. “Só será candidato quem não tiver condenação por colegiado”, disse Cals, pré-candidato a prefeito de Fortaleza. Segundo o tucano, o diretório fará uma pesquisa na internet sobre a situação dos pré-candidatos. Caso o político se enquadre na lei, será excluído da eleição.

Depois da aprovação da Lei da Ficha Limpa a pré-candidatura de vários políticos estarão com os dias contados. De acordo com dados do Tribunal de Contas do Estado, datados de 2010, existem no RN cerca de 600 políticos com situação irregular, dentre eles vários da região do Seridó.
O quadro político irá mudar!
Fonte: Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário