sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ficha Limpa!


A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulalação Brasileira contra Corrupção Eleitoral (Abracii), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o Sítio Ficha Limpa - um instrumento de controle social da Lei da Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto.
Valorize seu voto! conheça o perfil do seu candidato, contribua, seja ficha limpa também.
O projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades. 


A iniciativa popular é um instrumento previsto em nossa Constituição que permite que um projeto de lei seja apresentado ao Congresso Nacional desde que, entre outras condições, apresente as assinaturas de 1% de todos os eleitores do Brasil. 

O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009 foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas. 

MCCE, a ABRACCI e cidadãos de todo o país acompanharam a votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado e, no dia 4 de junho de 2010, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Complementar nº. 135/2010, que prevê a lei da Ficha Limpa. 

3 comentários:

  1. Bem vindo ao nosso blog político. Estamos em ano de eleições municipais e a intenção desse é revelar todo acontecimento político, inclusive bastidores, da política da região do potengi, principalmente de Riachuelo.
    Esperamos que seja lido, e aceito, para que juntos, vivamos momentos de reflexão sobre a vida que vamos levar daqui pra frente, dependendo de nossas escolhas.
    A PARTIR DE AGORA, O GATO PRETO ENTRA EM CENA NOS BASTIDORES DA POLÍTICA POTENGIENSE!

    ResponderExcluir
  2. http://politicaebastidores.blogspot.com/
    TEM UMA EXCELENTE POSTAGEM

    ResponderExcluir
  3. DUAS CANDIDATURAS EM RIACHUELO NÃO TRAZEM DE NOVO.
    É engraçado, a cidade de Riachuelo enfrentando uma crise muito grande em vários setores, na atual administração , e os que pretendem se candidatar não mostram a que vieram. De um lado, MARA CAVALCANTE FILHA DO EX- PREFEITO GONZAGA CAVALCANTE (o mesmo foi prefeito de Riachuelo por 10 anos) e nada fez para o progresso de nossa terra, e ainda quer voltar? Sem condições, a sua hora já passou e, infelizmente, você só ajudou sua família, não soube aproveitar a oportunidade que o povo de Riachuelo lhe deu. Agora, fica muito difícil a volta de sua querida caçula no cenário político, porque a mesma leva nas costas toda sua administração, pra que ela se eleja é preciso que não pronuncie o nome Gonzaga em cima do palanque, eu diria que isso é algo até improvável.

    http://politicaebastidores.blogspot.com/

    ResponderExcluir