quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CERTUS OU CONSULT?

Dois institutos de pesquisa com experiência em sondagens de intenção de votos no Rio Grande do Norte apresentaram, no intervalo de 24 horas, resultados diferentes sobre as preferências dos eleitores mossoroenses na corrida pela Prefeitura da cidade. A disputa é entre as candidatas Larissa Rossado (PSB) e Cláudia Regina (DEM).
O Instituto Certus divulgou, na última segunda-feira, a pesquisa registrada sob o número 043/2012 na Justiça Eleitoral, com uma diferença de 6,2 pontos percentuais entre a deputada Larissa Rosado e a vereadora Cláudia Regina. 
A pesquisa do Instituto Consult, divulgada ontem (registro número 043/2012),  mostra uma diferença entre as duas candidatas de 15,84 pontos percentuais. As duas pesquisas tem um índice em comum, levando-se em consideração as margens de erros apontadas por ambos: o percentual de indecisos. Na Certus (margem de erro de 3 pontos), esse índice é de 10,4% e, na Consult (margem de erro de 3,6 pontos), de 11,83%.
Os números são divergentes e o diretor do Instituto Consult, Paulo de Tarso Teixeira, afirma que as pesquisas apontam para o acirramento da campanha e evitou críticas ao Instituto Certus. Sobre a diferença, ele analisa que uma hipótese é de que as equipes tenham trabalhado em áreas geográficas diferentes do município. Ele explicou que o trabalho da Consult é feito dividindo a cidade de Mossoró em cinco áreas geográficas, onde ficam inseridos os 30 bairros pesquisados. Paulo de Tarso disse, ainda, que o número de entrevistas em cada região da cidade é proporcional a distribuição do eleitorado. Os bairros de Abolição, Santo Antonio e Santa Delmira congregam mais entrevistas do que as comunidades de Alto da Conceição, Belo Horizonte e Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário