quinta-feira, 28 de junho de 2012

CONVENÇÃO DO PMDB EM RIACHUELO!



O PMDB REALIZA SUA CONVENÇÃO EM RIACHUELO, NESTE SÁBADO 30-06-2012. NA OPORTUNIDADE SERÃO HOMOLOGADAS CANDIDATURAS PARA: PREFEITO, VICE-PREFEITOS E VEREADORES.
O LOCAL DO EVENTO SERÁ NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL GURGEL DO AMARAL VALENTE, A PARTIR DAS 17 HORAS.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Operação Assepsia: Justiça determina a prisão de nove pessoas por irregularidades na SMS

 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (27), com o apoio da Polícia Militar do Estado, a Operação Assepsia, que investiga a contratação de supostas organizações sociais pelo Município de Natal, com atuação na área da saúde pública. Ao todo, nove mandados de prisão foram expedidos. Estão entre os presos o secretário de Planejamento de Natal, Antônio Luna, e o ex-secretário de Saúde Thiago Trindade. Até o momento, somente dois estão foragidos: o procurador do município Alexandre Magno Alves de Souza (que informou que vai se entregar) e o empresário Tufi Soares Meres, que estaria no Rio de Janeiro.
Durante esta quarta-feira, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas e temporárias, expedidos pelo Juiz de Direito da 7ª Vara Criminal de Natal. As buscas e as prisões vem sendo realizadas em Natal e no Rio de Janeiro.
Em Natal, estavam previstas buscas e apreensões nas residências do Procurador do Município de Natal Alexandre Magno Alves de Souza, do Secretário de Planejamento do Município Antônio Carlos Soares Luna, do Coordenador Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde Francisco de Assis Rocha Viana, do ex- Coordenador Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde Carlos Fernando Pimentel Bacelar Viana, na filial da Associação Marca, na sala da Coordenadoria Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da SMS, no Gabinete do Secretário Municipal de Planejamento, na sede da SEMPLA e na residência do ex-Secretário Municipal de Saúde, Thiago Barbosa Trindade.
De acordo com investigação do Ministério Público, as irregularidades teriam começado durante a gestão do ex-secretário de Saúde, que assumiu o comando da SMS em 2010. E-mail rastreados apontam suposto conluio para fraudar as licitações. Thiago Trindade já está preso. 
Ainda em Natal, o Poder Judiciário expediu mandado de prisão preventiva em desfavor do Procurador Municipal Alexandre Magno e mandados de prisões temporárias de Antônio Carlos Soares Luna, Francisco de Assis Rocha Viana e de Carlos Fernando Pimentel Bacelar Viana, além de Thiago Trindade.
No Rio de Janeiro, a Polícia cumpre mandados de busca e apreensão nas residências de Tufi Soares Meres, de Gustavo de Carvalho Meres, do casal Rosimar Gomes Bravo e Oliveira e Antônio Carlos de Oliveira Júnior, conhecido como "Maninho", e em três salas de um edifício empresarial situada na Barra da Tijuca, onde funcionam empresas ligadas a Tufi Soares Meres.
Também no Rio de Janeiro, a Polícia busca cumprir mandados de prisão preventiva de Tufi Soares Meres e Rosimar Gomes Bravo e Oliveira e de prisão temporária de Antônio Carlos de Oliveira Júnior.
Além dessas medidas, o Poder Judiciário aplicou a medida de afastamento do cargo da Secretária Municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, do Secretário de Planejamento do Município, Antônio Carlos Soares Luna, do Coordenador Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco de Assis Rocha Viana e do assessor jurídico da SMS, Thobias Bruno Gurgel Tavares.
O Juíz da 7ª Vara Criminal ainda determinou a proibição de acesso e de frequência às dependências da Secretaria de Saúde de Natal por parte dos investigados Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, Thobias Bruno Gurgel Tavares, Antônio Carlos Soares Luna e Francisco de Assis Rocha Viana, igualmente proibindo o investigado Antônio Carlos Soares Luna de ter acesso e frequência à Secretaria de Planejamento de Natal.
São investigadas as contratações do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde - IPAS, entidade que primeiro administrou a UPA do bairro de Pajuçara, do Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social - ITCI, contratado para gerir o Projeto Natal contra a Dengue, e também da Associação Marca para Promoção de Serviços, atualmente responsável pelos contratos de gestão da UPA Pajuçara e dos Ambulatórios Médicos Especializados - AMES mantidos pelo Município de Natal.
Segundo as investigações, as entidades contratadas pelo Município teriam sido previamente escolhidas pelo então Secretário Thiago Barbosa Trindade e pelo Procurador do Município Alexandre Magno Alves de Souza, que teriam manipulado os processos de qualificação e de seleção das entidades para viabilizar a celebração de contratos de gestão com o Município de Natal.
A investigação também demonstrou que as entidades contratadas pelo Município inseriram despesas fictícias nas prestações de contas apresentadas à Secretaria Municipal de Saúde, como forma de desviar recursos públicos. E que essas prestações de contas jamais foram glosadas ou conferidas pelas autoridades contratantes.
Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 26 de junho de 2012

Micarla critica Carlos e Wilma e diz que tem mãos limpas


Apesar de ter decidido não disputar a prefeitura, a prefeita Micarla de Sousa (PV) mostrou bem, , quem são seus adversários. Sem citar a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que teve o filho Lauro Maia (PSB) preso durante a operação Hígia, e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), questionado devido à polêmica do saque dos recursos da Previdência e da suspeita de superfaturamento da reforma do então estádio Machadão, Micarla criticou a “ficha” deles.
“Eu tenho minhas mãos limpas. Não respondo processo por superfaturamento de obras nem por pegar levianamente dinheiro dos nossos aposentados e pensionistas. Na minha família, todos trabalham dignamente. Ninguém é acusado de desviar dinheiro público e eu nunca tive que ver um dos meus familiares atrás das grades. Armaram comissão de investigação contra meu governo e o que descobriram é que aqui tem uma mulher que tem vergonha na cara e não está na prefeitura para se servir e sim para servir”, declarou.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE!

Sob o tema "Liberdade com Responsabilidade" a juventude da igreja evangélica Vitória Cristã faz abertura de congresso hoje sexta-feira 22-06-2012.
Denominados de "Os Filhos de Jaime" os jovens cantam a liberdade de servir a JESUS livres de qualquer preconceito.
O jovem vocalista Miquéias Avelino montra que tem muito talento para vocação do louvor.
É bonito ver uma juventude que expressa liberdade e alegria sem necessidade do uso de drogas.
Grupo local liderados pelo jovem Joelder Cândido uma das vozes evangélica riachuelense. No vocal a jovem Vânia.
Com inovação jovens demonstram uma nova forma de louvar através da expressão corporal.
Ministrando a palavra de Deus o jovem pastor Jaime fala sobre: a atuação do Espírito Santo no processo de libertação do homem e ressalta a importância de seguir a JESUS pela orientação da palavra alegado pelo tema liberdade com responsabilidade.
Os textos bíblicos citado pelo pastor foram: (Atos cap. 2, Joel cap. 2 e ainda João cap. 5, 1-9).








TSE disponibiliza em seu site requerimento de abertura de conta eleitoral


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu site o formulário de Requerimento de Abertura de Conta Eleitoral (RACE), para candidatos, comitês financeiros e partidos políticos.
De acordo com o art. 12, da Resolução nº 23.376/2012 – TSE, candidatos e comitês financeiros de partido são obrigados a abrir conta bancária exclusiva para a movimentação financeira de campanha. Tal conta deverá ser aberta nas instituições financeiras que possuem carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil, sendo vedado o uso de conta bancária preexistente.
Os documentos necessários para a abertura da conta bancária eleitoral são o Requerimento de Abertura de Conta Eleitoral (RACE) e comprovante de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Os candidatos e comitês financeiros deverão providenciar a abertura da conta em até 10 dias, a partir da data de concessão do CNPJ.
Para os candidatos ao cargo de vereador em municípios com menos de 20 mil eleitores ou onde o município não possua agência ou correspondente bancário, a abertura da conta torna-se facultativa.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O BLOG RIACHUELO EM AÇÃO PUBLICOU E EU ACRESCENTO


Na prática, não é isso que acontece! O vereador tem muitas dificuldades em exercer o seu papel e acaba acontecendo o inverso. Veja alguns fatores, quanto as funções:
a) quando o vereador fiscaliza, o povo diz que ele ta querendo aparecer;
b) quando propõe, indica e requer muitas vezes é voto vencido;
c) quando é de oposição e votar projetos do prefeito, é por que é vendido,
d) o povo não participa, nem acompanha o trabalho legislativo.
Quanto as não funções:
a) a maioria do povo só vota em vereador assistencialista;
b) muitos deles tem participação em cotas de: exames, ultra-sons, viagens, remédios e etc...Quando tudo isso, já é um direito do povo sem necessidade de que passe pelas mão do vereador.
Esperamos que nestas eleições, haja uma mudança tanto no comportamento do candidato quanto dos eleitores, a corrupção só acabará quando não tiver corruptores.


Dilma é designada presidente da Rio+20, que será aberta oficialmente à tarde


Ao ser designada como presidente da Rio+20, Dilma manifestou gratidão às representações das delegações presentes ao Riocentro. "Estaremos à altura dos desafios que o mundo globalizado nos impõe", disse Dilma.  
O secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e a presidenta Dilma Rousseff participam da primeira reunião plenária da conferência
O secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e a presidenta Dilma Rousseff participam da primeira reunião plenária da conferência
"Passo a condução dos trabalhos ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e anunciar que hoje à tarde teremos a abertura protocolar e um novo encontro. Nele, terei aoportunidade de expressar a posição do Brasil sobre os temas em discussão", concluiu a presidente.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Relação de responsáveis com contas julgadas irregulares - TCU


O Tribunal de Contas da União (TCU) envia à Justiça Eleitoral, em cumprimento ao disposto no art. 11, § 5º, da Lei nº 9.504/1997, relação dos que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado. A lista foi concebida em formatos distintos, com opção em ordem alfabética e agrupamento por unidade federativa.
Em ordem alfabética:

Agrupada por unidade federativa:

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Golpe transforma concursos públicos em cabides de emprego


G1 – Passar em um concurso público não é fácil. E pode ficar praticamente impossível se as vagas já estão marcadas. O Fantástico mostra o golpe que transforma concursos em cabides de emprego. A fraude beneficia parentes e assessores de políticos em todo o país.
Dez milhões de brasileiros participam de concursos públicos a cada ano. E uma quantidade incalculável deles está sendo passada pra trás. Veja o que o Fantástico apurou: em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, os ministérios públicos investigam algum tipo de fraude em concursos públicos.
É maracutaia em todo o país. Só na Bahia, por exemplo, foram 36 casos de irregularidades em concursos. Em Mato Grosso do Sul, as questões de um concurso foram copiadas de uma prova feita antes, no Pará. E, no Maranhão, um analfabeto foi aprovado graças ao esquema montado por um secretário municipal, parente dele.
Veja o que o ex-dono de uma empresa que fraudava concursos conta. Ele diz que agora se afastou dessa atividade:
Repórter: Qual era o perfil dos candidatos beneficiados aprovados fraudulentamente?
Ex-dono de empresa: Unicamente apadrinhados políticos da administração municipal.
A maior parte das fraudes acontece nos concursos municipais. Prefeitos e vereadores contratam uma empresa para organizar a prova e indicam os candidatos que eles querem ver aprovados.
“A esposa do prefeito passou em primeiro lugar, a secretária de educação passou em primeiro lugar no outro cargo, o secretário de administração passou em primeiro lugar em outro cargo”, conta uma mulher.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Com rejeição de 93% da população Micarla anuncia que é candidata a prefeita


A prefeita Micarla de Sousa comunicou à direção de sua legenda, o Partido Verde, que é candidata à reeleição. A convenção que homologará sua candidatura está marcada para o dia 30 no Espaço América, informou ao Nominuto.com o presidente de honra do PV, Rivaldo Fernandes.
Segundo ele, os pré-candidatos à Câmara Municipal de Natal se reúnem hoje na sede do partido, em Lagoa Nova, no início da noite, para discutir suas candidaturas e os apoios que podem ser alinhavados para dar sustentação ao projeto da prefeita.
Micarla de Sousa conta atualmente apenas com o apoio do PP, partido do vice-prefeito, Paulinho Sousa. Paralelamente, o os verdes conversam com o PPR, PRB, PTdoB e PMN.
A prefeita do Natal embarca amanhão para o Rio de Janeiro, onde participa de mesas de discussões da Rio+20 e conversa com a cúpula nacional de seu partido sobre o seu projeto.
Micarla enfrenta índices de desaprovação popular à sua gestão que ultrapassam 93%. Para eleição, seu nome é rejeitado por mais de 75%, conforme indicam pesquisas.
Fonte: Xerife.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A terra voltou a tremer no município de João Câmara (RN)


Um tremor de magnitude 1.6 foi registrado por volta das 7h14 desta quarta-feira(13), na região de João Câmara, município situado a 74 km de Natal. O epicentro está localizado no município de Pureza próximo de onde ocorreu um tremor de magnitude 5.0 em março de 1989 só superado, em magnitude, nessa região, pelo tremor de João Câmara de novembro de 1986 (5.1).
A atividade atual em João Câmara vem sendo registrada desde outubro de 2011. Algo notável que vem ocorrendo desde outubro de 2011 é que embora a Falha de Samambaia tenha mais de 40 km de extensão a atividade sísmica desde essa data está concentrada em somente duas localidades: ou os sismos ocorrem próximo do epicentro de 1986 de magnitude 5.1 ou do epicentro do sismo de 1989 de magnitude 5.0.
Não se sabe, até agora, qual a implicação, em termos de perigo sísmico, desse comportamento.
Fonte: Xerife.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Fátima Bezerra Debate Sobre Piso Salarial dos Professores

A obrigatoriedade de estados e municípios pagarem um piso estabelecido por lei a professores da rede pública ainda é tema polêmico para representantes do governo federal, gestores municipais e estaduais de Educação, membros de entidades classistas e parlamentares. As opiniões divergentes, sobretudo acerca da capacidade financeira dos entes federados, foram manifestadas nesta terça-feira (12) durante audiência pública da Comissão de Educação.
 A iniciativa do debate foi da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público.
O principal argumento de gestores de Educação para não pagar o piso nacional – fixado pela Lei 11.738/08 – é a falta de recursos. Atualmente, o valor reajustado está em R$ 1.451,00. “Esse debate é muito importante, porque ele tem o objetivo, além de apontar alternativas no que diz respeito ao cumprimento da lei do piso, de abordar especificamente o seu artigo 5º, que trata do mecanismo de atualização do piso dos profissionais de educação”, afirmou Fátima Bezerra.


COM MUITO AMOR!














segunda-feira, 11 de junho de 2012

RESENHA DA CÂMARA (PARTE 1)



Na sessão ordinária de hoje 11/06/12 a Câmara Municipal de Riachuelo-RN, com presença dos vereadores: Lourdes presidenta, Baíca vice-presidente, Erivan 1º secretário, Serivan, Sadora, Joca, Jorllan e Josivan e ainda o assessor jurídico da casa Dr. Arturo e com ausência do vereador Neguinho.
Foram votados os seguintes projetos:
a) (LDO), LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA;
b) PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº01/2012 QUE DISPÕE SOBRE LEITURA DE UM TRECHO BÍBLICO NO INÍCIO DAS SESSÕES ORDINÁRIAS (VER. JOSIVAN);
c) INDICAÇÃO Nº04/2012 QUE SOLICITA CONSTRUÇÃO DE QUADRA DE ESPORTES NO ASSENTAMENTO PATATIVA DO ASSARÉ II (VER. JOSIVAN);
“Todos estes aprovados por unanimidade dos presentes, com exceção do projeto de resolução a seguir”.
d) PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº02/2012 QUE DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO DE AUDIENCIAS PÚBLICA PARA; PPA, LDO, LOA (VER. JORLLAN).
Este último foi rejeitado por dois votos contra e um a favor na Comissão de Justiça e Finanças.
Votaram contra os vereadores Baíca presidente e Joca vice-presidente, a favor apenas o voto do vereador Josivan.
Na votação plenária o placar foi o seguinte:
Votos (NÃO) três- Joca, Baíca, Serivan;
Votos (SIM) quatro- Josivan, Jorllan, Erivan, Sadora e Loudes.
Explicando, a vereadora Sadora durante o momento da votação entendeu que estava votando o parecer da LDO, aí, votou a favor depois sendo aparteada resolveu votar contrário, foi quando houve a necessidade de a presidenta vereadora Loudes, votar favorável pelo desempate.

domingo, 10 de junho de 2012

Vereador Josivan participa do aniversário de Hecílio Cândido.

O vereador Josivan esteve neste domingo com parte da sua família reunido em almoço de aniversário do seu amigo e concunhado Hecílio Cândido.
O vereador Josivan nesta foto figura ao lado com a família Cândido
Nesta foto o vereador Josivan figura ao lado da esposa Simone Costa com seus familiares e o aniversariante Hecílio Cândido. 
Hecílio Cândido e sua esposa Abigail Costa.
O vereador Josivan agradece ao amigo Hecílio Cândido desejando-lhe que as bençãos de Deus se multiplique em sua vida. A você que é um grande exemplo de pessoa...Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com muita fé.Muita paz e bençãos mil.


Convenção do PMDB em Frutuoso Gomes e Almino Afonso

Aconteceu hoje dia 10 de junho 2012 a convenção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que  tem Como Presidente Do Partido No Municipio a Senhora Jandiara Sinara,.
      O evento político contou com um grande número de pessoas do povo e autoridades políticas de Frutuoso Gomes e do estado uma vez que foi prestigiado por uma comitiva  que acompanharam a Prefeita Shirley de Messias Targino,e o deputado estadual Walter Alves ,representante do PMDB no estado do RN.
O deputado Walter ainda participou da convenção do (PMDB) em Almino Afonso para prestigiar as homologações das candidaturas à prefeito, vice-prefeito e vereadores.

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS COMEÇAM NESTE DOMINGO (10/06/2012)

                                                
As convenções partidárias para escolher candidatos a Prefeitos Vice-Prefeitos e Vereadores que concorrerão nas eleições em outubro deste ano começam a partir deste domingo (10/06/2012), segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As convenções também devem definir se haverá coligações com outras legendas, e podem ocorrer até 30 deste mês de junho. Embora a propaganda de candidatos só seja autorizada a partir do dia 06 de julho vindouro, a legislação permite que os pré-candidatos façam propaganda entre seus correligionários 15 dias antes da convenção do partido.
A propaganda deve se limitar a faixas e cartazes perto do local da convenção, sem o uso de outdoors ou inserções em rádio e televisão, e deve ser retirada assim que a convenção terminar, sob pena de multa aos envolvidos. O calendário eleitoral também determina que a partir deste domingo e até o final das eleições, candidatos que concorrerão a um cargo eletivo em 2012 não podem mais apresentar programas de rádio e de televisão, nem participar como comentaristas. O prazo para desincompatibilização varia de acordo com o cargo ocupado pelo candidato.

Lista dos “fichas sujas” deverá sair na próxima semana


O expediente dos últimos 15 dias foi bastante agitado no Tribunal de Contas do Estado, para terminar a lista dos gestores públicos que estão inelegíveis para o pleito eleitoral de outubro.
A legislação é clara: inlegíveis porque tiveram as contas reprovadas “em decisão irrecorrível na instituição”.
Alguns gestores poderão ter problemas por que não monitoraram os convênios com fundações, sindicatos, cooperativas e entidades do terceiro setor.
A aguardada lista será encaminhada a Justiça Eleitoral.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Igreja Católica incentiva eleitores a não votar em corruptos


A Igreja quer aproveitar as eleições municipais desse ano para eliminar do pleito “os candidatos cujas vidas pregressas de acordo com a lei (da Ficha Limpa) contaminam o cenário político e ameaçam a democracia”. Para tanto propõe ao seu rebanho e aos eleitores em geral que não venda seu voto e nem o anule, pois quem anula o voto “omite-se e renuncia à possibilidade de participar do processo político”.
Os conceitos estão no documento “Orientação sobre a participação dos católicos nas eleições” distribuído nessa quarta-feira, pela Arquidiocese através do arcebispo-primaz do Brasil e de Salvador, dom Murilo Krieger.
Um dos principais alertas da Igreja é para que o eleitor “avalie, com cuidado, as campanhas dos candidatos, a quantidade de dinheiro gasto e as promessas feitas. Verifique se eles terão condições de cumprir o que estiverem prometendo”. Pede uma “atenção especial” à “propaganda enganosa, à oferta de dinheiro ou favores que visem enganar o eleitor”.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

CRIADORES DE PORCOS LOTAM PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL

Ao completar um ano do seu mandato na Câmara Municipal de Riachuelo/RN, no último dia 07 do mês de abril do corrente ano, o vereador Josivan Soares Pereira postou matéria em seu blog, sobre o hábito de se criar animais em área urbana no nosso município.
Hoje 04 de junho de 2012, a Câmara Municipal teve seu plenário lotado pelos Agentes de Saúde e por criadores de porcos do município para cobrar dos vereadores, providencias no sentido de resolver suas situações, pois o ministério público, intimou os criadores a prestar informações sobre os xi-queiros que estão em área urbana. 
Por este motivo os criadores de porcos tomaram a iniciativa orientado pelo ministério público, de comparecer a Câmara Municipal. Estava presente à sessão o Secretário de Saúde do Município, o senhor Gilmar de Freitas que havia sido oficiado pelo legislativo para prestar esclarecimento aos Agentes de Saúde, acerca da portaria nº459, do Ministério da saúde que fixa em (R$871,00) o valor do incentivo de custeio referente à implantação por Agentes Comunitário de Saúde.
Ficou acordado entre Secretário de Saúde, Sindicato dos Servidores e Agentes Comunitários, decidirem em reunião o cumprimento da portaria e seus referidos valores. Quanto ao prolema dos criadores de porcos houve uma exaustiva discussão, pois  o vereador Josivan estava sendo acusado por alguns criadores de ter sido o denunciante.
Com a palavra o vereador disse:

Nunca fui contra a criação de animais de abate e consumo, desde que os mesmos sejam criados de forma regular. Na qualidade de fiscal do povo, é meu dever honrar o exercício do mandato de forma; digna, honesta e sóbria, sem causar prejuízos a quem quer que seja.
O meu intuito é cobrar do executivo municipal, que se busque uma solução desse problema que se arrasta por décadas, atormentando a vida dos moradores que reclama do mau cheiro causado pelos criadouros próximos de suas residências. Além do mais, a prefeitura está construindo uma “creche-modelo” bem próxima àquela localidade, aí, eu pergunto! Como é que as crianças conseguirão se alimentar? O que pensam disso os agentes de vigilância sanitária? E a secretaria de saúde?
Isso é uma vergonha!
Cabe ao parlamentar não só fazer política partidária, mas organizar e conscientizar a população.
A comissão de Saúde e Educação da Câmara Municipal formada pelos vereadores Joca Basílio, Baíca e Jorllan, convocou para na próxima quarta-feira 06, uma possível audiência com: vereadores, prefeito, promotor, criadores e populares prejudicados.  

domingo, 3 de junho de 2012

OPORTUNIDADE X OPORTUNISMO POLÍTICO


O que direciona uma sociedade é a política, de um modo sistêmico e amplo. É um momento de possibilidade importante com poder para escolher entre a população os eleitos, responsáveis pela condução do destino de uma cidade, um estado ou país. A eleição traduz o nível de democracia paroquial ou regional. São as eleições que mudam ou renovam o poder público nos sistemas representativos. A partir destas informações, desejo comentar sobre oportunidade política e oportunismo, numa disputa eleitoral.

A oportunidade é este momento de circunstancia favorável que a população tem para ampliar as suas conquistas. Nesta eleição para prefeito e vereadores, em 2012, todos os municípios farão uma discussão, a campanha eleitoral, para escolher as melhores propostas de administração dos bens públicos. É nesta fase que o usuário deve avaliar a eficiência das políticas públicas. Assim, a oportunidade política, proporcionada pelo momento histórico e legítimo da eleição, é imensa e favorável para que a população busque melhores dias e ampliação da qualidade de vida.
É neste momento que devemos mensurar a real situação das ações em: saúde pública, educação, cultura, geração de empregos, segurança, meio ambiente, infraestrutura, assistência social e habitação popular.
Para os cidadãos envolvidos com a política partidária, também surge à oportunidade de contribuir ainda mais na elaboração de projetos, planos e ações que serão apresentados no embate eleitoral. Todos os políticos legítimos e com afinidade com o município ganham a possibilidade real de auxiliar os conterrâneos na superação das doenças, ignorância e pobreza.
O oportunismo é uma expressão derivada e pejorativa do termo oportunidade. Caracteriza-se naquela postura de tirar proveito das circunstâncias num dado momento em benefício de seus interesses pessoais.
A população, o eleitor comete oportunismo quando se esquece de participar do processo eleitoral, deixa de lado as avaliações e no momento de escolher vende o voto. Um gesto individualista que despreza a oportunidade de mais ganhos sociais.
O político oportunista é aquele que aparece de um contexto alheio à cidade, usando o que é publico em seu beneficio e mostrando-se salvador da pátria. São falsos representantes que buscam na ignorância e fragilidade material da população humilde o aliciamento do voto, através de milagrosas promessas. Muitos candidatos oportunistas já são políticos, nada fazem, e buscam nas circunstancias mais espaço de poder. Outros são verdadeiros aventureiros e se lançam sem a mínima responsabilidade, sós pelo interesse das conquistas pessoal e familiar. Contudo, oportunidades políticas são importantes para o bem comum e oportunismos geram atrasos irreparáveis para todos.
Sempre esperamos por oportunidades. Alguns afirmam que nunca tiveram oportunidades. Assim, é aprazível a valorização dos momentos oportunos, pois alguns afirmam que a oportunidade surge uma única vez. Na política a população tem oportunidade sempre que acontece uma eleição.
Finalizo dizendo, que, qualquer semelhança com a realidade local é mera coincidência.

Dilma quer acabar com aluguel de horário na TV


O governo federal prepara um pacote de medidas para fechar brechas da legislação de rádio e TV que permitiram o surgimento de um ‘mercado paralelo’ ligado às concessões no país. Uma das mudanças de maior impacto é a proibição expressa do aluguel de canais e de horários da programação de rádio e TV. A lei atual não proíbe a prática de forma explícita, o que permitiu o aumento de programas religiosos e exclusivamente comerciais, principais clientes desses horários.
No fim de 2011, a Igreja Internacional da Graça de Deus, do missionário R.R. Soares, por exemplo, alugava duas horas e cinco minutos semanais na Bandeirantes. Na Rede TV!, o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, comprava cerca de dez horas e meia semanais. A rede de farmácias Ultrafarma ocupava quatro horas e meia com propagandas. A Record é um caso isolado porque seu fundador, Edir Macedo, também é o responsável pela Igreja Universal do Reino de Deus. Na TV Gazeta, são 26 horas semanais destinadas aos cultos da igreja.

sábado, 2 de junho de 2012

Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas ganha prêmio nacional


A qualidade do trabalho desenvolvido por grupos de artesãos do Rio Grande do Norte ganha reconhecimento nacional. Três unidades produtivas do estado venceram a terceira edição do Prêmio Top 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae para fazer o ranking dos melhores iniciativas do setor no Brasil. A Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, Associação de Proteção e Assistência à Maternidade, Infância e ao Meio Rural de Vera Cruz (Apami) e a Empreendedora Individual Maria Socorro Santos, da praia de Ponta do Mel, conquistaram cada uma um troféu por confeccionar peças nas tipologias bordados, fibra e paneiro de coco, respectivamente.  
A solenidade de entrega será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Os artesãos potiguares foram selecionados em um universo de 1,8 mil grupos inscritos, ficando entre os cem melhores do País. No estado, 50 grupos estavam concorrendo ao prêmio, mas, apenas quatro se classificaram para a fase final, que resultou na consagração dos três grupos produtores.
A avaliação do TOP 100 leva em consideração não apenas a qualidade estética e o valor cultural, mas também elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato. Entre os critérios, estão o grau de inovação dos produtos, adequação ambiental e econômica, embalagem e gestão estratégica. 
SERIDÓ NO TOP 100
 
Um produto genuinamente seridoense ficou entre os 100 melhores do Brasil; São os bordados da cidade de Timbaúba dos Batistas. Reconhecido por sua qualidade, o produto adorna toalhas de mesa, estolas, toalhas de banho, roupas. “É, sem dúvida, um dos produtos que contribui significativamente para a economia da região do Seridó. Além disso, ajuda na inserção das mulheres no mercado de trabalho. Culturalmente é um produto muito forte”, lembra Jupira Nunes, outra gestora do projeto de artesanato do Sebrae no Rio Grande do Norte. O grupo vencedor foi a Associação de Bordadeiras e Artesãos de Timbaúba dos Batistas.
 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Advogado do Diabo: produção de Carlinhos Cachoeira. rsrsrs…

Justiça seja feita: Não às festas com dinheiro público


Representantes dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU), Ministério Público de Contas e Ministério Público Estadual se reuniram na manhã desta sexta-feira (1º).
Na pauta, medidas firmes para abortar os gastos com o dinheiro público em festas juninas e de emancipação política em municípios atingidos fortemente pela estiagem e que estejam sob decretos de emergência.
Ficou decidido que o MP de Contas e o MP Estadual assinarão recomendação conjunta que será encaminhada aos prefeitos dos municípios cujos municípios estão em estado de calamidade decretado, para que se abstenham de fazer gastos com festividades.
Será assinada em breve.
Que assim, então, seja.
É lembrar que o Governo do Estado está repassando recursos para municípios realizarem festividades.
Abelhinha.com