domingo, 29 de janeiro de 2012

DEU NO BLOG ESPAÇO ÚNICO. CALEM A BOCA, NORDESTINOS!

Foto: Rosélia Santos

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…
Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!

José Barbosa Junior

2012 Justiça eleitoral mira nos candidatos

Em ano eleitoral, todo cuidado é pouco. Qualquer deslize pode tirar um candidato do pleito. Quem pretende disputar um cargo eletivo nas eleições 2012 precisa ficar atento às leis eleitorais e às restrições do calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para este ano. O Ministério Público Eleitoral (MPE) estará atento a cada passo dos concorrentes, as normas são rígidas. O descumprimento da legislação pode ser denunciado por qualquer eleitor.
Corregedor eleitoral, desembargador Vivaldo Pinheiro alerta candidatos para os prazos eleitorais. Em entrevista ao Diário de Natal/O Poti, o corregedor regional eleitoral, desembargador Vivaldo Pinheiro, advertiu que os candidatos devem observar as restrições previstas na Lei nº 9.504/1997, que trata do processo eleitoral, e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente ao pleito de 2012. “Toda a legislação pode ser acessada no site do TRE/RN (Tribunal Regional Eleitoral) ou diretamente no site do TSE”, ressaltou.
Desde o dia 1º de janeiro deste ano, os gestores estão proibidos de distribuir bens, valores ou benefícios. Durante o ano, os prefeitos só poderão oferecer benefícios aos eleitores em caso de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público Eleitoral poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa.
Também ficou proibida na mesma data a execução de programas sociais por entidade nominalmente vinculada a pré-candidato ou por eles mantida, ainda que autorizados em lei ou em execução orçamentária no exercício anterior. Em Natal, os vereadores que possuem instituições assistencialistas e não interromperam as atividades poderão ser impedidos de disputar a reeleição.
A partir de 10 de junho, um domingo, estarão liberadas as convenções partidárias, que vão definir os nomes que disputarão as eleições, como também as coligações que serão formadas. Na mesma data, as emissoras de rádio e de televisão ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por candidatos escolhidos em convenção.
Neste dia, os feitos eleitorais ganharão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandados de segurança. O prazo para as convenções partidárias termina no dia 30 de junho. Em 1º de julho, as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de fazer qualquer tipo de ação que favoreça algum candidato.
As propagandas eleitorais serão liberadas somente a partir do dia 6 de julho, data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas. Também serão liberadas as propagandas na internet.
No dia 21 de agosto, começará o horário gratuito de propaganda eleitoral obrigatória nas emissoras de rádio e da televisão, que terminará em 4 de outubro, último dia também para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre às 8 e às 24 horas. A data limite também vale para debates eleitorais, que poderão se estender até às 7 horas do dia 5. A eleição será realizada em 7 de outubro.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ficha Limpa!


A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulalação Brasileira contra Corrupção Eleitoral (Abracii), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o Sítio Ficha Limpa - um instrumento de controle social da Lei da Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto.
Valorize seu voto! conheça o perfil do seu candidato, contribua, seja ficha limpa também.
O projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades. 


A iniciativa popular é um instrumento previsto em nossa Constituição que permite que um projeto de lei seja apresentado ao Congresso Nacional desde que, entre outras condições, apresente as assinaturas de 1% de todos os eleitores do Brasil. 

O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009 foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas. 

MCCE, a ABRACCI e cidadãos de todo o país acompanharam a votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado e, no dia 4 de junho de 2010, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Complementar nº. 135/2010, que prevê a lei da Ficha Limpa. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Deusdeth é 1º lugar em Nova Cruz.

Com a parceria do Ministério Público e Poder Judiciário da comarca de Nova Cruz e, com os apoios do 8º BPM, SAMU e Hospital Monsenhor Pedro Moura, a I Corrida Rústica de São Sebastião aconteceu na mais absoluta tranquilidade obtendo êxito e superando todas as expectativas.
Antes da largada, o Padre Edilson Nobre deu suas bênçãos e aproveitou o ensejo para dizer que, ter saúde não basta apenas se consultar com um ótimo médico e sim, praticar esporte sempre.
  Cerca de 160 atletas de várias cidades do Rio Grande do Norte e do Estado da Paraíba participaram do evento nessa 1ª edição. Além de Nova Cruz, cidades como Natal, Currais Novos, Caicó, Parnamirim, Mossoró entre outras, foram representadas por seus principais atletas.
Os atletas percorreram um trecho de aproximadamente 7km com largada e chegada na Praça de São Sebastião. Apesar dos imprevistos, este evento foi considerado por todos os participantes, o melhor evento desta modalidade já realizado no município.
O atleta Deusdeth Alves do município de Riachuelo/RN, lidera a prova diante dos atletas de outros municípios e de outros estados.
Exausto, pelo longo percurso de quase 7km Deusdeth chega em 1º lugar deixando para traz atletas da elite, tanto do Rio Grande do Norte, como da Paraíba.
A realização deste evento, busca incentivar jovens e adultos a prática de esportes e da mesma forma, mostrar novos horizontes com o objetivo de distanciá-los cada vez mais do uso das drogas e da prática da violência.
Parabéns Deusdeth, Riachuelo se orgulha do seu trabalha e de ter um atleta como você! Valeu campeão.
Fonte: Folha do Agreste, com adaptações do blog do vereador Josivan.

Ser candidato também é um direito de todo cidadão.

Em 2012 terá eleições municipais em todos os municípios brasileiros. Os eleitores, que estiverem no pleno gozo dos seus direitos assegurados constitucionalmente, estarão elegendo no município da sua circunscrição eleitoral, prefeitos para o cargo executivo e vereadores para o legislativo.
A nossa constituição nos assegura o direito de votar e ser votado.
Nas eleições do ano de 2010, houve bastante polêmicas em torno de algumas candidaturas como a do palhaço Tiririca, a dos jogadores de futebol Romário, Bebeto, Marcelinho, além dos artistas e celebridades como Kiko do KLB e da mulher Pêra.
Nas eleições de 2012, não será diferente para determinados municípios brasileiros, que terão alguns nomes, como pretendentes tanto ao cargo de prefeito como de vereadores.
Querer discriminar um candidato pela maneira como ele se veste ou atende pelo nome de Tiririca, e ainda confessa que não sabe o que faz um parlamentar é no mínimo um ato de arrogância de quem se julga intelectualmente superior. O povo dirá nas urnas quem merecerá estar lá! e se essa for a vontade popular? Se será pior ou melhor, o tempo dará oportunidade de se saber, se a escolha foi certa ou errada. Mas, uma coisa eu digo democracia se faz assim.
Ser candidato é um direito de todo cidadão e a constituição estabelece em seu artigo 14, os critérios para que uma pessoa possa apresentar a sua própria candidatura.
O eleitor é cidadão, é titular de cidadania, embora nem sempre possa exercer seus direitos políticos. O seu gozo integral depende do preenchimento de condições que só gradativamente se incorporam ao cidadão. Cidadania política é atributo jurídico-político que o nacional obtém desde o momento em que se torna eleitor. Mas alguns direitos políticos só se adquirem em etapas sucessivas:
a) aos 16 anos de idade, o nacional já se pode alistar, tornando-se titular do direito de votar.
b) aos 18 anos, é obrigado a alistar-se, tornando titular do direito de votar, se o não fizera aos 16, e do direito de ser eleito para vereador.
c) aos 21 anos, o cidadão (nacional eleitor) incorpora o direito para ser votado para deputado federal, estadual ou distrital, prefeito, vice-prefeito e juiz de paz.
d) aos 30 anos, consegue a possibilidade de ser eleito para governador e vice-governador do estado e do distrito federal.
e) e finalmente aos 35 anos, o cidadão chega ao ponto mais elevado da cidadania formal, com o direito de ser votado para presidente e vice-presidente da república, e para senador federal.
Nossos constituintes de 1988 não poderiam ter dificultado isso um pouco mais, exigindo dos candidatos uma qualificação universitária, demonstração de probidade moral e administrativa?

domingo, 22 de janeiro de 2012

Político baiano de 94 se torna o prefeito mais velho do Brasil

O prefeito do município baiano de Dom Macedo Costa, Deraldo Barreto Píton, 66 anos, morreu no início da tarde deste sábado (21), no Hospital Espanhol, em Salvador, onde estava internado com cirrose hepática desde o dia 8 de janeiro. Segundo a assessoria da prefeitura, assumiu o cargo o vice-prefeito Edvaldo Oliveira Souza, de 94 anos.
O político já foi apontado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como o vereador mais velho do Brasil em 2004, aos 86 anos. De acordo com a assessoria, Edvaldo foi empossado na quinta-feira (19) devido ao afastamento do prefeito de suas atividades.
Aos 94 anos, o atual prefeito Edvaldo Oliveira Souza pode ser considerado o prefeito mais velho do Brasil. Segundo dados do TSE, nas últimas eleições municipais, em 2008, o prefeito eleito com mais idade foi Susumo Itimura (PSDB), em Uraí (PR), que morreu em 2011, aos 93 anos.
Edvaldo nasceu em 12 de janeiro de 1918, na localidade do Ramo das Graças, na cidade de Dom Macedo Costa. Foi vereador na cidade de Santo Antônio de Jesus, onde assumiu quatro mandatos. Ele ocupou outros quatro mandatos como vereador em Dom Macedo Costa.
fonte: R.Pires.

sábado, 21 de janeiro de 2012

MEC antecipa resultado do ProUni; lista dos aprovados já está na internet

O Ministério da Educação (MEC) decidiu antecipar a divulgação da lista dos estudantes selecionados para receber bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O resultado, que estava previsto para domingo (22), já está disponível no site do programa (CLIQUE AQUI).
Cerca de 1,2 milhão de estudantes candidataram-se nesta edição – um recorde desde a criação do ProUni, em 2004. Do total de bolsas previstas para o primeiro semestre de 2012, 98 mil são integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade.
Os aprovados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula. A lista dos documentos necessários está disponível na página do programa.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Governo amplia transporte escolar

Pátio da Deprov está lotado de veículos recapturados mas que ainda estão envolvidos em processos judiciais inconclusos

Com um investimento próprio de R$ 40 milhões, em 2012, o governo do Estado pretende dar boa resolutividade ao sistema de transporte escolar no RN. O primeiro passo já foi dado com a aquisição de 100 veículos, dos quais 60 ônibus com capacidade de transportar até 59 alunos sentados e 40 microônibus, que comporta até 25 alunos. O investimento foi R$ 21,4 milhões, com recursos do Tesouro Estadual. Os veículos, estacionados no pátio do Centro Administrativo, estão em processo de regularização veicular [licenciamento e  emplacamento] pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Até o momento, segundo a Secretário de Comunicação do Governo do Estado, Alexandre Mulatinho, não há definição acerca dos municípios que serão beneficiados e da contratação de condutores. A expectativa é que os veículos sejam liberados até março de 2012, quando se inicia o ano letivo.
Atualmente, a gestão do  Programa de Transporte Escolar Rural do RN (PETERN) é compartilhada entre a Secretaria Estadual de Educação e as secretarias municipais. Mensalmente, o governo estadual repassa para os municípios cerca de R$ 2 milhões, para ajudar na manutenção do programa. Além dos 100 ônibus já adquiridos, está assegurada a entrega de outros 50 veículos com recursos federais do programa 'Caminho da Escola', dos quais 20 já têm destinação certa para 11 municípios [veja quadro].

Os recursos, segundo o secretário de Comunicação, já estão sendo destinados aos municípios contemplados, de acordo com critérios do Governo Federal. Os outros 30 veículos do programa 'Caminho da Escola' devem ser adquiridos ainda no 1º semestre deste ano. A ampliação do programa faz parte de um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade do ensino na rede estadual. Até ano passado, a SEEC contratava empresas de locação de veículos, para prestar o serviço de transporte escolar, na maioria dos municípios.

No final do ano passado, a SEEC autorizou o repasse de recursos financeiros adicionais, da ordem de R$ 1,8 milhão, aos municípios, à título de complementação para os serviços de transporte escolar. Foram beneficiados os municípios onde as escolas terão aulas até fevereiro, para repor o calendário escolar de 2011, em virtude da greve dos professores, e que não tinham saldo bancário remanescente no exercício financeiro encerrado em 31/12. Fonte: T Norte.
A pergunta do blog é esta! Será que o município de Riachuelo será contemplado?

Gratificação será retomada nas Centrais do Cidadão


O Governo do Estado retomará o pagamento das gratificações a partir do próximo mês. Os servidores das Centrais do Cidadão serão os primeiros a ter o benefício retomado. No entanto, a  Assessoria de Comunicação do Governo esclareceu que nem todos os funcionários das Centrais terão gratificações, como ocorria na gestão Wilma de Faria e Iberê Ferreira. Também não está decidido quando o pagamento vai ser reiniciado em outros órgãos do Executivo estadual.

O governo ainda finaliza um estudo para definir os critérios da escolha dos servidores que serão beneficiados. Segundo a Assessoria de Comunicação, está sendo feito um levantamento pelas secretarias do Gabinete Civil e de Administração e Recursos Humanos. Apenas após a conclusão desse trabalho, serão divulgadas quantas pessoas receberão as gratificações.

No total, o Estado tem 22 Centrais do Cidadão. Ao assumir o cargo, o novo secretário estadual de Interior Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, chegou a anunciar que as gratificações seriam retomadas.

Sobre as Centrais, a disposição da gestão estadual é também de fazer uma recuperação dos órgãos e instalar outras unidades, inclusive uma em Natal. 

RETOMADA

As gratificações foram suspensas ainda no início do ano de 2011. Logo que assumiu a gestão, a atual chefe do Executivo anunciou o corte de todos os benefícios justificando a necessidade de ajuste financeiro do Estado potiguar. Na época, a explicação apresentada foi que os gastos com o funcionalismo estavam acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e, portanto, o Executivo precisava adotar medidas para reduzir as despesas com folha de pagamento do funcionalismo.

A última folha de pagamento rodada pelo Executivo estadual com essas despesas, em dezembro de 2010, apontou que o gasto ultrapassava R$ 2 milhões. As gratificações de representação são próprias para os servidores que extrapolam a carga horária diária. 

No governo Wilma de Faria (PSB) um decreto regulamentava e fixava os valores e portarias atribuíam nominalmente tais montantes. No caso do Gabinete, as gratificações eram concedidas em valor dobrado e podiam chegar a R$ 3,5 mil. Nos demais órgãos, eram quatro os valores definidos para o benefício - R$ 400, R$ 900, R$ 1,25 mil e R$ 1,75 mil. 

Embora confirme que as gratificações retornarão após a conclusão do estudo administrativo, o atual Governo admite que não há prazo para reiniciar com o benefício para servidores que não atuam nas Centrais, mas exercem funções que se enquadrem na necessidade do pagamento adicional ao salário. Até mesmo nas Centrais do Cidadão, nem todos servidores terão esses benefícios. A Assessoria do Governo afirmou ainda deverá anunciar nos próximos dias os "critérios" que serão usados para pagar as gratificações. 
Fonte: TNorte.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Plebiscito pode decidir realização simultânea de eleições a cada quatro anos

A Câmara analisa proposta que convoca plebiscito para saber a opinião dos eleitores brasileiros sobre a realização simultânea das eleições municipais, distritais, estaduais e federais. Segundo o texto (Projeto de Decreto Legislativo 514/11), o eleitorado será chamado a responder “sim” ou “não” à seguinte questão: “Você é a favor da simultaneidade das eleições municipais, distritais, estaduais e federais?”.
Para o autor, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), a realização simultânea de eleições evitará a interrupção, a cada dois anos, do regular andamento das instituições políticas, além de representar economia para o Tesouro Nacional. A proposta estabelece que o plebiscito será realizado juntamente com a primeira eleição subseqüente à promulgação do decreto legislativo.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Cresce número de milionários no RN

Um apartamento avaliado em R$ 9,5 milhões. Um automóvel que custa mais de R$ 400 mil. Casa de praia?  Com R$ 2 milhões, a chave está na mão. Mas casa de praia que é casa de praia tem que ter uma lancha pronta pra entrar no mar, coisa de R$ 130 mil. Cifras astronômicas e costumes caros. À primeira vista, uma realidade distante, impensável em terras potiguares, vista somente em filmes, novelas e programas de televisão. Mas não é bem assim. O  RN também é "high society". Segundo dados do banco norte-americano Haliwell Bank, o Estado foi o terceiro colocado no Brasil no crescimento do número de milionários nos últimos anos.
DivulgaçãoO prédio, ainda em construção, terá apartamentos de até 900m² que vão custar R$ 9,5 milhõesO prédio, ainda em construção, terá apartamentos de até 900m² que vão custar R$ 9,5 milhões

O Haliwell Bank pesquisou todos os estados brasileiros e descobriu que, com um crescimento de 55% no período de 2003 a 2010, o Rio Grande do Norte deu um salto, no que diz respeito ao número de pessoa que possuem mais de R$ 1 milhão na conta. Em comparação com o restante do país, a "fortuna" dos abastados potiguares ainda é acanhada. Com seus 427 milionários, o Estado ocupa a 19a posição em números absolutos no país. O Brasil tem mais de 129 mil milionários. São Paulo, por exemplo, primeiro lugar disparado, ostenta 63.398 endinheirados. O estudo foi publicado na última semana pela revista Exame.

A quantidade e o crescimento dessa faixa da população no RN foi acompanhada por um mercado igualmente "classe A". Não existem dados estatísticos sobre o tamanho do chamado "mercado de luxo" no Estado. Mas não é preciso método científico para perceber que se trata de um mercado com potencial para crescer ainda mais. Os carros - caros, importados - estão nas ruas. Os apartamentos e imóveis luxuosos se reproduzem e se concentram em ilhas de prosperidade ao longo da capital. Mas o que define um produto de luxo? Onde esses produtos estão à venda em Natal?

Na esquina da avenida Getúlio Vargas com a avenida Nilo Peçanha, em frente ao Hospital Onofre Lopes, ergue-se, imponente, um dos mais luxosos condomínios residenciais da capital. O Issa Hazbun terá 34 apartamentos, a maioria com 480 metros quadrados - quase dez vezes o tamanho de um apartamento popular - e avaliados numa faixa que vai de R$ 3,9 milhões até R$ 4,7 milhões, a depender do andar. A cobertura, no entanto, tem outro padrão. Duplex com 900 metros quadrados, o imóvel está avaliado em R$ 9,5 milhões. Milionários de plantão, desistam. O imóvel já foi arrematado, segundo a Construtora Hazbun, por um empresário natalense.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Imobiliárias (Secovi), Jailson Dantas, os aspectos que definem um empreendimento de luxo são localização, acabamento, materiais utilizados, vagas para garagem e tamanho. O item localização é imprescindível. "Temos bairros conhecidos por abrigarem empreendimentos de luxo, como Petrópolis, Tirol, Areia Preta, etc", diz. Apesar de parecer um detalhe, o número de vagas na garagem também é fundamental. "Às vezes, a imobiliária deixa de fazer uma venda porque não há vagas suficientes. Há condomínios com cinco ou sete vagas por apartamento", aponta.

A exclusividade é outro quesito que chama a atenção, não somente no ramo de imóveis como em outros do dito mercado de luxo. O Condomínio República de Jacumã, na Praia de Jacumã, usa esse conceito para atrair a sua clientela "milionária", com preços que variam de R$ 500 mil a R$ 2 milhões. São 51 apartamentos e casas, de 72 a 580 metros quadrados. Pela dimensão, o empreendimento cria praticamente uma praia particular para seus clientes. Há segurança particular e o condomínio é fechado. O resto do mundo fica do lado de fora.

João Hernandes, um dos investidores do projeto, afirma que o público-alvo é prioritariamente natalense. "Vamos vender no Sudeste e na Europa também, mas o alvo é o público natalense. Empresários e profissionais liberais, como advogados e médicos", aponta.

Nesse tipo de mercado, a forma de vender também é diferente. As imobiliárias elaboram carteiras de clientes específicas, formada obviamente por gente que pode pagar o preço que o empreendimento pede. "Normalmente, prepara-se um evento privativo, fechado, e a imobiliária oferece o produto aos consumidores indicados para aquela faixa", explica Jailson.

Carros e lanchas são os preferidos

Não é possível falar em mercado de luxo sem pensar em automóveis. Como é de conhecimento geral, um carro vale muitas vezes menos por sua utilidade do que pelo status que representa. Adquirir um veículo de marca famosa e cara é fundamental para pertencer ao time dos abastados. Não por menos, Natal recebe cada vez mais lojas de veículos importados. Land Rover e Audi são algumas das marcas já tradicionais nas ruas natalenses, como símbolos de luxo. Na última semana, mais uma marca famosa - e cara - chegou a Natal: a BMW.
Júnior SantosRenan Rêgo conta que em um mês de funcionamento da BMW, já foram vendidas 40 unidadesRenan Rêgo conta que em um mês de funcionamento da BMW, já foram vendidas 40 unidades

Com um investimento de um grupo de Recife, a Sael BMW inaugurou oficialmente sua loja na avenida Prudente de Morais. A marca BMW dispensa apresentações. Na mais recente pesquisa de mercado da MCF Consultoria, a montadora alemã aparece nas primeiras posições, como marca mais associada aos produtos de alto padrão. Em Natal, com pouco mais de um mês de vendas - apesar da inauguração oficial ter sido somente na última quinta-feira - foram negociados 40 produtos. Os automóveis variam de preço, entre R$ 70 mil a mais de R$ 400 mil. "Escolhemos o mercado de Natal porque é perceptível que é um mercado que consome carros novos e no nosso perfil. Basta olhar as ruas para perceber isso", diz.

Um mercado em ascensão é o de venda de lanchas. Durante o veraneio, fica perceptível a quantidade de veículos existentes nas mãos dos natalenses. Esse passou a ser um item fundamental na composição do status na capital. O proprietário de uma das lojas especializadas nesses produtos, Zenilton Santos, é bastante sincero ao comentar o que leva o natalense a comprar lanchas e jet ski. "Status", define. E complementa: "Pouca gente realmente tem digamos assim uma paixão por navegar. É mais uma questão de status mesmo".
Alberto LeandroAs lanchas são os novos sonhos de consumo da classe alta. Elas custam de R$ 55 mil a R$ 1 milhãoAs lanchas são os novos sonhos de consumo da classe alta. Elas custam de R$ 55 mil a R$ 1 milhão

Coincidência ou não, o modelo mais procurado é ideal para uma festa na costa natalense (quem sabe até nos parrachos de Pirangi?). "É uma lancha que custa cerca de R$ 130 mil. Cabe 10 pessoas, tem espaço para acondicionar bebida, comida, etc. Ideal para levar os vizinhos para dar um passeio", diz, rindo. De acordo com Zenilton, em Natal são vendidas cerca de 50 lanchas por ano. "É um mercado incipiente. Há potencial para vender 200 com toda certeza", avalia. Os preços variam entre R$ 55 mil a R$ 1 milhão. "Nunca vendi uma de R$ 1 milhão, que está disponível somente por encomenda. A mais cara custou R$ 250 mil e foi para Mossoró", relembra. Vender a de R$ 1 milhão talvez não esteja tão longe. A "popularização" do produto tem uma estratégia de marketing das mais eficientes. "Já diz o ditado: o que os olhos não vêem... quando as pessoas começam a observar um vizinho ou um parente com uma, aí vem a vontade de comprar também", encerra.
Do Tribuna do Norte.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Reajuste do mínimo ameaça as contas das prefeituras

Um em cada cinco municípios brasileiros poderá ter dificuldades para fechar suas contas este ano devido aos impactos, sobre as folhas de pagamento do funcionalismo, do reajuste de 14,13% no salário mínimo e do piso nacional dos professores, possivelmente em torno de 22%. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, estima que os dois aumentos combinados deverão pendurar uma conta extra de quase R$ 8 bilhões em ano de eleições municipais, com possível influência no pleito.

Os maiores problemas, calculou Ziulkoski, deverão ocorrer no Nordeste, Norte, Centro-Oeste e parte de Minas Gerais, em prefeituras de cidades pequenas, onde a maioria dos servidores ganha o mínimo. “O aumento real do salário, desde o início do governo Lula (2003), já impactou as contas dos municípios em R$ 13,651 bilhões”, disse ele. “Só no ano passado, foi R$ 1,3 bilhão mais, e em 2010, 1,7 bilhão.” A CNM está finalizando os cálculos para determinar com mais precisão o tamanho do rombo.

Por causa do aumento do salário do ano passado, segundo Ziulkoski, 650 cidades estouraram os limites de gastos com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ainda não há cálculos exatos para o que acontecerá este ano, depois que o mínimo, a partir de 1.º de janeiro de 2012, subiu de R$ 545 para R$ 622, mas o impacto não deve ser menor. A lei determina que os gastos do Poder Executivo Municipal com funcionalismo não podem ultrapassar 54% do total.
Fonte: Robson Pires.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Música ‘gospel’ é reconhecida como manifestação cultural para receber benefícios

A música gospel já é reconhecida como manifestação cultural para fins de recebimento de benefícios pela Lei Rouanet. A formalização da condição consta da Lei 12.590/2012, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10).
 O reconhecimento da música gospel foi proposto no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2009, do ex-deputado Rodovalho, aprovado no Plenário do Senado em dezembro passado. Na justificação do projeto, o autor destacou que a música gospel, oriunda da tradição norte-americana, tem se disseminado no Brasil, em eventos de grande porte com grande participação de jovens.

Piso de professor é último impasse de Haddad na Educação

Sob pressão de governadores e prefeitos, o Ministério da Educação (MEC) ainda não anunciou o novo valor do piso salarial nacional dos professores da rede pública, que entra em vigor neste mês.
O reajuste enfrenta forte resistência de estados e municípios, que são contrários ao aumento de 22% previsto em lei e que elevará o piso nacional para R$ 1.450 mensais.
Segundo o Globo, às vésperas de deixar o MEC para disputar a prefeitura de São Paulo, o ministro Fernando Haddad reuniu-se nesta segunda-feira com a presidente Dilma Rousseff em busca de uma saída.
O encontro no Planalto durou cerca de três horas e terminou sem anúncio oficial. Mas quem acompanhou a reunião diz que tudo caminha para que a atual fórmula de reajuste seja seguida, o que significará um aumento de 22%. Neste caso, o índice deverá ser anunciado nos próximos dias por Haddad. Ele deverá deixar o governo na segunda quinzena de janeiro

Mais 168 mil aposentados vão receber atrasados do INSS

O INSS incluiu mais 168.582 aposentados e pensionistas em todo o País na lista de pagamento administrativo sobre a ação de revisão do teto previdenciário. A primeira relação de beneficiários, divulgada em agosto do ano passado, contava com 127 mil segurados.
Segundo o INSS, outros 2.788 benefícios em análise podem ser incluídos no pagamento direto, sem que o segurado tenha que recorrer à Justiça. Os casos são avaliados pela Divisão de Revisão de Direitos e Coordenação Geral de Reconhecimento de Direitos da Diretoria de Benefícios do instituto.
O órgão garante que, a cada lote apurado, a lista para consulta é atualizada no portal do Ministério da Previdência Social, http://www.previdencia.gov.br/. O segurado também é informado da revisão por meio de carta e ligando para a central 135.

domingo, 8 de janeiro de 2012

DIA DO FOTÓGRAFO

Já imaginaram se não existissem as fotografias e os fotógrafos?
Sabe aquelas fotos do seu 1º aniversário? Então foram feitas por um fotógrafo. Existem fotógrafos profissionais e aqueles que fotografam apenas por Hobbies, pelo gosto de fotografar. 
As fotografias guardam para sempre os momentos, emoções e sentimentos expressados algum dia em sua vida.
Elas estão por todas parte: revistas, jornais, cartazes, livros, outdoors, videogames e até canais de televisão fazem uso da fotografia. Sem falar nos momentos importantes que não passamos sem tirar fotos, como nas festas ou quando estamos de férias!
Nem todo fotógrafo é um profissional de mercado. Muitos artistas são fotógrafos e exibem seus trabalhos em galerias de arte e nos museus.
Sebastião Salgado é um exemplo de artista brasileiro, que trabalha com imagem fotográficas. Ficou famoso por fotografar garimpeiros em Serra Pelada.
Seja profissional ou não, se você gosta de fotografar. Hoje é seu dia, feliz dia do fotógrafo!
Uma homenagem do fotógrafo e vereador Josivan.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Continua faltando água em Riachuelo

A população riachuelense continua sofrendo com a falta de abastecimento d`água. Desde as vésperas natalina que a nossa população enfrenta dificuldades com relação a falta de abastecimento, muitos visitantes deixaram de vir passar o natal e ano novo com seus familiares, pelo motivo de não ter água suficiente na cidade.
Essa fotografia demonstra a revolta da população que com o apoio da prefeitura e câmara de vereadores, fecharam a BR-304, no ultimo dia 13 de outubro de 2011 afim de cobrarem providencias do governo do estado, junto a (CAERN) órgão responsável pelo abastecimento de águas e esgotos.
Os principais veículos de informação e comunicação do estado noticiaram o fato: Veja o que diz essa matéria  retirada do (Tribuna do Norte) de outubro de 2011.
"De acordo com a assessoria de comunicação da Caern, a diretoria do órgão aprontou um plano emergencial para Riachuelo, que inclui uma maior fiscalização e combate ao "furto" de água, que estaria sendo furtada com fins de irrigação em propriedades particulares. O plano também prevê o revezamento de abastecimento com as cidades vizinhas, até que a solução plena seja arranjada para Riachuelo. A diretoria da Caern dirigiu-se ao município para apresentar o plano por volta das 12h. 

Ainda segundo a assessoria, o problema  se dá por ser o município o fim da linha de abastecimento de um sistema adutor, o que faz com que qualquer problema na rede afete primeiramente Riachuelo. Esta época do ano, segundo a Caern, também é de aumento no consumo. Outra medida que será tomada pela Caern será a compra de bombas reservas para evitar que o problema de baixa tensão, bastante comum na região, afete o funcionamento das bombas ligadas à rede". 

A Polícia Rodoviária Federal também foi acionada e fez parte das negociações para desobstruir a rodovia federal.

Há mais de 10 dias o abastecimento tem sido feito por tratores com pipa que trazem água de reservatórios locais, como açúdes e cisternas. Até o momento nem uma solução por parte da Caern foi apresentada, só os recibos de cobranças que chegam fielmente sem nenhum desconto e com cobranças por impontualidades... como dizia o Boris Casoy, isso é uma vergonha.